“Just in time é um sistema que tem por objetivo produzir a quantidade
demandada a uma qualidade perfeita, sem excesso e de forma rápida,
transportando o produto para o lugar certo no tempo desejado” (Hall, R. W.
1983).
O Just in time está
relacionado com a produção por demanda e tem a premissa de alocar a
matéria-prima na quantidade e no tempo necessário. Ele tem por objetivo reduzir
ou eliminar, todo o estoque e desperdícios nos diferentes estágios do processo,
eliminando os custos derivados.
Podemos dizer que o Just in times
apresenta vantagens, desvantagens e pré-requisitos para que ele possa funcionar
de forma adequada na empresa. Como vantagens, podemos citar:
- Agilidade
e redução de custos em toda a cadeia produtiva;
- Rápida
conversão dos materiais;
- Redução
do trabalho em processo;
- Rápida
resposta aos problemas;
- Melhor
qualidade e;
- Menos
desperdícios e retrabalho.
A desvantagem é que o Just in time
não pode ser aplicado em produtos com demanda pouco previsível e com grandes
oscilações. Além disso, ele funciona com maior eficiência com pequenos números
de fornecedores sendo necessário que os mesmos tenham estabilidade no
fornecimento de materiais.
Existe uma diferença entre o Just
in time e o Kanban, sendo este último uma ferramenta de trabalho utilizada
para o controle de produção. São utilizados cartões que controlam o estoque e a
produção de forma visual. Já o Just in
time é mais uma forma de gestão, onde temos conceitos de administração de
produção, gestão de materiais, projetos qualidade, recursos humanos e a
administração do trabalho.
Para a instalação do Just in time
é necessário que a empresa realize algumas ações, tais como:
- Comprometimento
da alta administração;
- Treinamento
de funcionários;
- Investimento
de capital para a melhoria do processo;
- Facilidade
de comunicação entre as áreas;
- Domínio
dos processos pertinentes e;
- Garantia
da eficiência no controle de qualidade.
Referência
Bibliográfica
http://www.citisystems.com.br/just-in-time-conceito-significado/.
Acessado em: 21/11/12.
Postado por: Laura Campos
Produção Empurrada e Puxada
Produção
Empurrada
Sistema onde a primeira operação do processo produtivo
recebe uma ordem de produção e executa sua operação produzindo um lote padrão
de produtos que são "empurrados" para a operação seguinte
do processo. Não existe uma ligação direta entre o que é produzido e a real
demanda do cliente. A produção é baseada em uma estimativa, uma tentativa de
adivinhar o que o cliente vai pedir ou precisar.
Produção
Puxada
Sistema
onde a última operação do processo visualiza a quantidade de
produtos realmente faturados do estoque para o cliente, e produz para repor este
consumo do estoque "puxando" a quantidade de peças
do estoque da operação anterior. Existe uma ligação direta entre o consumo real
do cliente e a quantidade produzida. O processo produtivo neste tipo de sistema somente
inicia-se ao receber o pedido do cliente, portanto é menos sensível a flutuação
da demanda, sendo o consumo de material preciso e o giro de inventário é
grande.
Referência
Bibliográfica
http://www.ebah.com.br/content/ABAAABG4MAJ/sistema-kanban-just-in-time.
Acessado em: 21/11/12.
Postado por: Laura Campos
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