segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Planejamento e Controle da Produção, software e ferramentas



Hoje, com o mercado cada vez mais competitivo, o total planejamento e controle do processo produtivo são fundamentais para as empresas se diferenciarem de seus concorrentes. Na indústria, o planejamento de controle de produção tem por objetivos a redução de custos e o aumento da eficiência, sendo assim, é importante estarmos atentos ao gerenciamento do estoque, planejamento de compras e na previsão dos prazos da produção.
Podemos citar duas ferramentas importantes, utilizadas pelos profissionais do Planejamento, Programação e Controle da Produção (PCP). A primeira seria o MRP, ou planejamento das necessidades de materiais, que é um sistema para manter os estoques e insumos em níveis ideais para que a linha produtiva não pare por falta de materiais. Este software calcula a necessidade futura de componentes a partir do planejamento de produção permitindo ao departamento de compras obter o número ideal de peças e componentes a serem comprados e evitando faltas ou excessos de materiais. Além disso, permite que a empresa disponibilize em diferentes momentos, diversos tipos de materiais de forma a assegurar que os itens sejam entregues no tempo certo, evitando paradas na produção.
A segunda ferramenta utilizada é o PMP, ou plano mestre de produção onde a empresa consegui visualizar de forma detalhada como conduzir o processo, ou seja, permite a empresa visualizar se ela será capaz ou não de cumprir o prazo estipulado de entrega para o cliente. Este leva em consideração os itens que serão produzidos e quando serão produzidos, e consequentemente, faz o cálculo das necessidades finais.
Muitas vezes desenvolver a programação e planejamento da produção pode se revelar uma tarefa complexa. Assim, é necessário a utilização de softwares para facilitar o cruzamento de dados e consequentemente aumentar a eficiência da empresa. Mas é preciso que as empresas conseguam   refletir de forma real nos softwares, o que ocorre no ambiente fabril para não prejudicar o trabalho da equipe do PCP.
Uma forma de se ter uma visão real de tudo que ocorre no chão-de-fábrica é a automação industrial que está presente na maioria das máquinas e equipamentos produtivos atualmente. Estes são automatizados com a utilização de CLPs (Controladores Lógico Programáveis) que são capazes de gerar toda e qualquer informação de operação e processo necessária, proporcionando um ganho de desempenho imenso ao PCP.
Assim, com todos estes dados, o PCP poderá realizar um acompanhamento real da execução do planejamento e corrigir desvios em tempo hábil, trabalhando no planejamento e replanejamento constante de forma a buscar sempre a melhor performance.

Referência Bibliográfica:

Postado por: Laura Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário