Para que se possa administrar de maneira eficaz garantindo a
qualidade do processo é necessário conhecer algumas técnicas que permitem
solucionar os problemas que podem vir a ocorrer em qualquer empresa,são elas:
Brainstorming
Esta técnica propõe que um grupo de pessoas se reúna afim de gerar ideias acerca de um projeto. Geralmente
é utilizada para resolver problemas
simples e que necessita de respostas rápidas.
Benchmarking
Consiste em verificar as melhores práticas das organizações
de ramo similares e com isso comparar desempenhos e identificar oportunidades
de melhoria para a empresa que o realiza.Esta técnica parte do príncipio que
uma boa prática de uma empresa pode ser utilizada por outra sem problemas.
Checklist
Trata-se de uma lista de verificação de problemas ou de
atividades que precisam ser avaliadas.Muito utilizada como meio eficiente de
controle de processos de empresas de vários ramos.
Método 5W1H
É um micro checklist que ajuda a lembrar dos seis pontos
principais de um plano de ação(What,when,Who,Why,Where,How).Se souber responder
os 5W e mais o 1H está pronto o plano de ação.
Método Delphi
É baseado em
previsões que são feitas por um grupo de especialistas .Tem sido utilizado nas
previsões empresariais para identificar tendências e eventos futuros no campo
do planejamento estratégico.Tem como características básicas:o anonimato dos
respondentes,interação com feedback controlado e respostas estatísticas do
grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário