quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

A importância da gestão da qualidade nas organizações



Apenas nas duas últimas décadas do século XX, os princípios da gestão pela qualidade total (GQT), começaram a ser assimilados pela maioria das organizações. Desde então, a qualidade começou a ser tratada como uma ferramenta estratégica e o mercado começou a valorizar o seu uso.
Podemos definir qualidade total como a ação de produzir tudo com qualidade para satisfazer os nossos clientes. Isso representa os processos e procedimentos produtivos, gerando produtos sempre cm a mesma qualidade e aplicando os princípios de economia de escala.
Com a aprovação de legislações de defesa do consumidor e a disseminação de normas internacionais na relação cliente-fornecedor, como a família ISO, a qualidade passou a fazer parte do cotidiano das organizações, independentemente do porte, ramo de atividade e abrangência de atuação pública ou privada.
De acordo com Antônio Tadeu Pagliuso, superintendente geral da Fundação Nacional da Qualidade, a gestão da qualidade deve ser adotada pelas organizações por proporcionar uma visão sistêmica da organização e de seus negócios, além de orientá-las para resultados e está alinhada a conceitos e práticas reconhecidos mundialmente.
Ainda segundo Antônio Tadeu, é necessário que as organizações se posicionem conceitualmente de forma que estas repensem fortemente seu papel, modelo de negócio, gestão de pessoas; entenda que fornecedores, sociedade e meio ambiente são aspectos integrantes de seu próprio negócio e que um dos seus principais ativos intangíveis é a qualidade de relacionamento.
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