Apenas nas duas últimas décadas do século XX, os princípios da gestão
pela qualidade
total (GQT), começaram a ser assimilados pela maioria das organizações. Desde
então, a qualidade começou a ser tratada como uma ferramenta estratégica e o
mercado começou a valorizar o seu uso.
Podemos
definir qualidade
total como a ação de produzir tudo com qualidade para satisfazer os nossos
clientes. Isso representa os processos e procedimentos produtivos, gerando produtos
sempre cm a mesma qualidade e aplicando os princípios de economia de escala.
Com a
aprovação de legislações de defesa do consumidor e a disseminação de normas
internacionais na relação cliente-fornecedor, como
a família ISO, a qualidade passou a fazer parte do cotidiano das organizações,
independentemente do porte, ramo de atividade e abrangência de atuação pública
ou privada.
De acordo com Antônio Tadeu Pagliuso, superintendente geral da Fundação
Nacional da Qualidade, a gestão da qualidade deve ser adotada pelas
organizações por proporcionar uma visão sistêmica da organização e de seus
negócios, além de orientá-las para resultados e está alinhada a conceitos e
práticas reconhecidos mundialmente.
Ainda segundo Antônio Tadeu, é necessário que as
organizações se posicionem conceitualmente de forma que estas repensem
fortemente seu papel, modelo de negócio, gestão de pessoas; entenda que
fornecedores, sociedade e meio ambiente são aspectos integrantes de seu próprio
negócio e que um dos seus principais ativos intangíveis é a qualidade de
relacionamento.
Fonte:
http://www.cnc.org.br/noticias/importancia-da-gestao-da-qualidade-nas-organizacoes.
Acessado em 18/12/12.
http://www.administrm
adores.com.br/informe-se/artigos/a-importancia-da-qualidade-nas-organizacoes/28891/.
Acessado em 18/12/12.
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