terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Capacidade Produtiva


      É a quantidade máxima de produtos ou serviços que a empresa pode produzir em um intervalo de tempo.

     Quando a empresa souber calcular sua capacidade produtiva, ela consegue reduzir custos desnecessários, aumenta a receita e a qualidade. Dessa forma, aproveita o máximo dos recursos físicos e humanos existentes.

      Existem vários tipos de Capacidade produtiva, como pode ser visto abaixo:

      Capacidade instalada pode ser traduzida como o limite da produção ou a capacidade máxima de produção de uma fábrica. É a quantidade de unidades de produto que as máquinas e equipamentos instalados são capazes de produzir.

      O nível de utilização da capacidade instalada é dado pela relação entre o volume efetivamente produzido pela indústria (ou unidade industrial) e o que poderia ser produzido - se o equipamento estivesse operando a plena capacidade. Em outros termos, a diferença entre o volume efetivamente produzido e aquele que poderia se produzido se houvesse plena utilização da capacidade instalada, corresponde à capacidade ociosa.

      A existência de capacidade ociosa pode ser causada por escassez de matérias-primas ou queda na demanda, eventualmente ligada a um período de recessão econômica; mas pode também estar associada a manobras monopolistas, que visem criar uma escassez artificial do produto e assim forçar um aumento de preços.

      Capacidade disponível é o estudo de capacidade da produção sobre o tempo disponível do funcionamento da empresa.

      O calculo é bem simples também. A fórmula é semelhante à da capacidade instalada, porém considera o tempo que a empresa trabalha.

      O problema da fábrica de copinhos plásticos: 300 copos por minuto, porém esta fabrica trabalha em horário comercial: ou seja, das 08h00min  até as 18h00min.

      A solução do cálculo ficaria assim: 300 copos x 60 minutos x 10 horas de atividade da empresa = 180.000 copinhos por dia.

      A empresa tem a capacidade disponível de 180.000 copinhos por dia.

      A capacidade efetiva representa a capacidade disponível subtraindo-se as perdas planejadas desta capacidade. A capacidade efetiva não pode exceder a capacidade disponível, isto seria o mesmo que programar uma carga de máquina por um tempo superior ao disponível.

      Perdas de capacidade planejadas: são aquelas perdas que se sabe de antemão que irão acontecer, por exemplo: set-up, manutenção planejada, troca de turnos, controles de qualidade.

      Perdas de capacidade não planejadas: São as perdas que não se consegue antever, como por exemplo: Falta de matéria-prima, de energia, de pessoal, manutenção corretiva, problemas de qualidade.

      Com a comparação entre a capacidade efetiva e a capacidade disponível pode-se obter o grau de utilização, conforme relação abaixo:

GRAU DE UTILIZAÇÃO = CAPACIDADE EFETIVA
                                        CAPACIDADE DISPONÍVEL
    
      A capacidade realizada é obtida subtraindo-se as perdas não planejadas da capacidade efetiva, em outras palavras, é a capacidade que realmente aconteceu em determinado período. Com a comparação entre a capacidade efetiva e a capacidade realizada pode-se determinar o índice de eficiência, conforme relação à abaixo:

ÍNDICE DE EFICIÊNCIA = CAPACIDADE REALIZADA
                                         CAPACIDADE EFETIVA

Saiba como calcular a capacidade máxima de produção num determinado período de tempo para, assim, planejar melhor o trabalho.

      O cálculo da capacidade de produção de uma empresa deve ser feito considerando-se o número de unidades produzidas num determinado período, bem como possíveis perdas de tempo. Conhecer a Capacidade Produtiva de um processo significa saber qual a sua produção máxima num determinado período. A partir daí, você pode definir:

- se é possível ou não produzir determinado produto;
- quanto tempo leva para elaborar o produto, considerando o seu tempo padrão de produção, o tempo disponível e a produção mensal esperada;
- como fazer o balanceamento das operações.

      Nas Micro e Pequenas Empresas (MPE) é comum a utilização de métodos alternativos para determinar os tempos. Por exemplo:

- Tempos Estimados: são estimativas de tempo feitas por responsáveis pela produção;
- Tempos Históricos: são os tempos apurados no passado, sem análise;
- Tempos Calculados: são medições de tempos de forma indireta, por cronometragem, usando relógios. 

      O tempo total de produção de um lote é dividido pela quantidade de peças produzidas, obtendo-se, assim, o tempo unitário.

Calculando a capacidade produtiva

      Para calcular o tempo médio de produção de cada unidade, basta você dividir o número total de produtos pelo tempo total de produção. A partir deste dado, é possível fazer um planejamento mensal de produção.

Exemplo:

      Se em oito horas de trabalho são produzidas 80 unidades, você deve fazer o seguinte cálculo: 80/8= 10.

      Este é o tempo médio de produção.

Neste caso:
·         Se o tempo de trabalho diário é de 12 horas, em um dia serão produzidos 120 unidades;

·         Contudo, é preciso descontar o tempo dos intervalos para necessidades pessoais, cansaço físico e perdas decorrentes da falta de material, quebras de máquinas etc.

·         Imagine, então, que o tempo de trabalho diário seja de 10 horas. A produção, neste caso, será de 100 unidades por dia;

·         Considerando-se que o mês tem 22 dias úteis, a produção mensal da sua empresa será de 2.200 unidades.

Fontes:




5 comentários: