O MÉTODO “5W1H”.
O QUE É?
É um documento de forma organizada par a identificar as
ações e a responsabilidade de cada um.
PARA QUE UTILIZAR?
Para planejar as diversas ações que serão desenvolvidas
no decorrer do trabalho.
O 5W1H deve ser estruturado para permitir uma rápida
identificação dos elementos necessários à implantação do projeto.
Os elementos podem ser descritos como:
WHAT - O que será feito (etapas )
HOW - Como deverá ser realizado cada tarefa/etapa
(método)
WHY - Por que deve ser executada a tarefa (justificativa)
WHERE - Onde cada etapa será executada (local)
WHEN - Quando cada uma das tarefas deverá ser
executada (tempo)
WHO - Quem realizará as tarefas (responsabilidade)
QUANDO USAR 5W1H
• Referenciar as decisões de cada etapa no
desenvolvimento do trabalho.
• Identificar as ações e responsabilidade de cada um
na execução das atividades
• Planejar as diversas ações que serão desenvolvidas
no decorrer do trabalho.
PRÉ-REQUISITOS PARA CONSTRUIR UM 5W1H
• Um grupo de pessoas.
• Um líder para orientar as diversas ações para cada
pessoa.
COMO FAZER UM 5W1H
• Construir uma tabela com as diversas questões; What,
How, Why, Where e When.
• Fazer um questionamento em cima de cada item
• Anotar as decisões em cada questão considerada de suas
atividades.
BRAINSTORMING
O QUE É?
É um conjunto de ideias ou sugestões criado pelos
membros da equipe que permite avanços na busca de soluções
PARA QUE UTILIZAR?
Ampliar a quantidade de opções a serem analisadas.
QUANDO USAR UM BRAINSTORMING
• Para solucionar um problema, nas listagens das
possíveis causas e soluções.
• No desenvolvimento de um novo produto, e das
características dos produtos.
• E várias outras aplicações, pois é uma técnica muito
flexível.
PRÉ-REQUISITOS PARA CONSTRUIR UM BRAINSTORMING
• Um grupo de pessoas.
• Um líder para coordenar o grupo.
• Folha de verificação para anotar as ideias.
REGRAS BÁSICAS
• Eliminar qualquer crítica no primeiro momento do
processo, para que não haja inibições nem bloqueios e surja o maior número de ideias
possível. “Nenhuma ideias por mais tola ou irracional que possa parecer, pode
ser criticada. Da mesma forma, as boas ideias não são elogiadas ou endossadas.
Todo julgamento é suspenso inicialmente; a primazia é a geração de ideias”
(Plsek e Onnias). Não deve haver julgamento de modo algum, principalmente dos
gestores;
• Apresentar as ideias tal qual elas surjam na cabeça,
sem rodeios, elaborações ou maiores considerações. As pessoas devem se sentir
muito à vontade, sem medo de “dizer uma bobagem”. Ao contrário, as ideias mais
desejadas são aquelas que parecem disparatadas, “loucas” e sem sentido, no
primeiro momento. Estas ideias costumam oferecer conexões para outras ideias
criativas e até mesmo representarem soluções. Mesmo que mais tarde sejam
abandonadas completamente, isso não é importante no momento da “colheita” das contribuições;
• No brainstorming, quantidade gera qualidade. Quanto
mais ideias surgirem, melhor. Maior será a chance de se conseguir, diretamente
ou por meio de associações as boas ideias;
• Numa segunda etapa, feita a seleção das ideias,
aquelas potencialmente boas devem ser aperfeiçoadas. Nesse processo, costumam
surgir outras ideias. Mas lembre-se: derrubar uma ideia é mais fácil que programa-la.
Novas ideias normalmente nascem frágeis: é preciso reforçá-las para que sejam
aceitas.
• Se essas regras forem cumpridas, certamente ocorrerá
a geração de uma quantidade maior de ideias. Ideias melhores e em maior
quantidade do que seria possível de se esperar do trabalho individual.
COMO FAZER UM BRAINSTORMING
• O processo de brainstorming é conduzido por um grupo
de 6 a 12 participantes, com um coordenador e um secretário escolhidos.
• Cada participante recebe, antes da reunião, o enunciado
do problema com todas as informações disponíveis. Para ser útil, o enunciado do
problema deve:
O “Ser específico: evite palavras como baixo, ruim ou
lento";
O Ser mensurável: inclua fatos, números, etc.;
O Enunciar o efeito: afirmar o que está errado sem
presumir uma causa ou uma solução;
O Identificar o déficit entre o que há e o que deveria
ser;
O (Focalizar a perda; dizer por que a situação é
indesejável do ponto-de-vista do cliente).
• A sessão do brainstorming começa com a orientação
aos participantes sobre as regras do jogo, origem e motivo do problema a ser
estudado. Se o grupo não está acostumado a sessões de brainstorming, é
aconselhável fazer um breve aquecimento e, se necessário, é possível redefinir
o problema em cada ocasião. É importante educar as pessoas.
• Ao se anotar, finalmente, o problema no quadro é que
realmente inicia o brainstorming em si, com duração aproximada de 40 minutos.
• Durante esse período cada pessoa do grupo deve estar
estimulada e desinibida para oferecer o maior número de ideias, segundo a regra
básica: é proibido cri ticar.
• Todas as ideias devem ser anotadas em local bem
visível, sempre se dando preferência pela redação original de quem manifesta a ideia.
• O último passo da sessão consiste na seleção de ideias.
Nesta fase o grupo:
a) Analisa as diversas sugestões individuais de causas
potenciais do problema;
b) Classifica as causas levantadas;
c) Combina causas afins e descarta redundâncias;
d) Elabora uma lista das causas mais comuns.
Fontes:
http://www.qualidade.adm.br/uploads/qualidade/ferramentas.pdf
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