quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

A UTILIZAÇÃO DO KANBAN NA REDUÇÃO DE CUSTOS



KANBAN pode ser definido como uma filosofia empresarial de origem japonesa que serve para facilitar a produção puxada através do manuseio de cartões que surgiu na empresa automobilística Toyota.

Os cartões: os cartões utilizados no método KANBAN são sempre expostos de forma que todos os funcionários da empresa consigam ter acesso e desta forma o alterem de acordo com a quantidade produzida. Podendo assim evitar gargalos na produção.

As vantagens da utilização do KANBAN: A principal vantagem da utilização do KANBAN é a redução de custos. Essa redução se da pelo fato de não gerar estoques intermediários nem estoque final evitando assim o gasto com armazenagem.
As linhas produtivas são utilizadas em sua capacidade total, etc.

As desvantagens da utilização do KANBAN: A produção fica mais vulnerável as incertezas ambientais, podendo assim gerar grandes prejuízos para as empresas, quando ocorrer algo do tipo: atraso do fornecedor devido a problemas nas estradas e perda de matéria-prima por incêndio ou alagamento.
Outra desvantagem é o controle da produção acabar ficando nas mãos dos funcionários da produção.


Quadro KANBAN

fonte: http://www.gonow.com.br/blog/2012/07/06/o-kanban-nem-sempre-e-o-culpado/













2 comentários:

  1. Por Favor! Explique mais detalhadamente sobres as desvantagens do kanban e com mais argumentos. Grato, Robson de Jesus

    ResponderExcluir
  2. Por Favor! Explique mais detalhadamente sobres as desvantagens do kanban e com mais argumentos. Grato, Robson de Jesus

    ResponderExcluir