A análise da localização de instalações é aplicada a vários
problemas, por exemplo, a localização de aeroportos, escolas, armazéns,
centrais de tratamento de resíduos, fábricas, postos de correios, hospitais,
livrarias, entre outros. O problema da escolha da localização de instalações de
entre variadíssimos locais é um problema de logística de enorme importância.
O problema da localização preocupa-se em estudar uma área
específica a partir das unidades de distribuição de produtos ou de prestação de
serviços, o objetivo destes problemas é determinar a quantidade e a localização
ideal destas unidades de forma a atender da melhor maneira possível um conjunto
de usuários cuja localização é conhecida.
De uma forma geral os estudos de localização tratam de
problemas como minimizar custos ou maximizar lucros de uma rede logística,
atendendo a procura e satisfazendo os níveis de serviço. As restrições deverão
ser então o mínimo de carga a ser transportada para o sistema ser viável e o
tempo máximo para a carga chegar ao cliente. Os problemas de localização são
bastante complexos, pois têm um extenso número de variáveis de decisão que se
influenciam mutuamente.
Para resolver este problema devem ser empregues técnicas
sofisticadas de modelagem e análise, estas técnicas podem ser analíticas
incluindo programação linear e técnicas de simulação. As técnicas analíticas
incluem métodos que identificam os centros de gravidade da rede logística, que
é adequado para decidir a localização de uma única fábrica ou um único centro
de distribuição (CD). O centro de gravidade pode ser relativo ao centro do
peso, centro da distância ou ao centro combinado do peso-distância ou ainda do
centro peso-tempo-distância, sempre tentando encontrar uma localização de menor
custo.
Para a localização de múltiplas instalações devem ser usadas
técnicas de programação linear ou de simulação.
A decisão de localização baseia-se em dois tipos de dados,
sendo eles os dados qualitativos e quantitativos.
Os dados qualitativos são dados sobre o local, que podem ser
medidos de forma subjetiva. (ex.: qualidade de vida, clima)
Os dados quantitativos são dados sobre o local que podem ser
medidos e ter um valor numérico. (ex.: preço, salários)
Os modelos de decisão mais utilizados na avaliação de alternativas
de localização são:
Dados qualitativos:
Modelo da ponderação qualitativa
Dados quantitativos:
Modelo do centro de gravidade
Modelo de comparação entre custos
Método dos momentos
Modelo da
Ponderação Qualitativa
O
modelo da Ponderação Qualitativa pode ser usado quando não se consegue adequar
uma estrutura de custos a cada localidade considerada. O modelo consiste em
determinar uma série de fatores importantes para a decisão, onde cada
localidade alternativa recebe um julgamento, julgamento esse que é convertido
em nota através de uma escala arbitraria. A cada fator é atribuído um peso. A
soma ponderada das notas pelos pesos dos fatores dará a pontuação final para
cada localidade, a localidade escolhida é a que tiver maior pontuação.
Considerando:
k -
Fatores indicados por Fij.
i -
Localidade
j -
Fator Particular
F23
- Indica o valor do fator 3 para a localidade 2.
Pj
- Peso relativo do fator j
A
ponderação final para a localidade i (Ni) pode ser expressa como:
Modelo do
Centro de Gravidade
O
modelo do centro de gravidade é utilizado quando a empresa já existente quer
saber onde deve localizar uma nova instalação dentro da rede. O método avalia o
mercado já existente, o volume de bens ou serviços, bem como os custos de
transporte envolvidos. Este método calcula a localização mínima entre a nova
instalação e os mercados e instalações que já existem. As coordenadas
utilizadas para calcular o ponto onde se deve localizar a instalação são GX e
GY e são calculadas com as seguintes fórmulas:
Gx
= (dix . pi . Ci)/( pi .Ci)
Gy
= (diy.pi .Ci)/(pi .Ci)
Onde:
Gx
- coordenada horizontal do CG;
Gy
- coordenada vertical do CG;
Dix
- coordenada horizontal da instalação ou mercado i;
Diy
- coordenada vertical da instalação ou mercado i;
Pi
- custo de transporte na direção da instalação ou Dom mercado i;
Ci
- volume transportado de/para a instalação ou mercado i.
Existem
dois tipos de modelos gravitacionais, o M.G simplesmente limitado, e o M.G
duplamente simplificado. (Modelos Gravitacionais, [2006])
Modelo
Gravitacional Simplesmente Limitado - É destinado à localização das atividades
duma área e é caracterizada por se conhecerem os totais das origens, ou
destinos, dos fluxos de interação.
Modelo
Gravitacional Duplamente Limitado - É destinado a fazer a previsão dos fluxos
de interação e caracteriza-se pelo conhecimento dos totais das origens e
destinos.
Modelo da
Comparação entre o custo fixo e o custo variável
Através
deste modelo realiza-se uma análise de custos para cada uma das alternativas
previamente selecionadas. Calcula-se o lucro associado a cada alternativa de
localização através da previsão da quantidade e do preço de vendas. Obviamente
a melhor solução será aquela que tiver maior lucro
Passos
a dar para a resolução do modelo:
Calcular
os custos fixos, os custos variáveis e preços de vendas;
Calcular
para cada localidade, o ponto de equilíbrio;
Sabendo
que o ponto de Equilíbrio é a quantidade a produzir que iguala os custos e as
receitas;
Escolher
a localidade com o menor ponto de equilíbrio com a finalidade de recuperar mais
rápido o investimento.
Método dos
Momentos
O
método dos momentos é um método simples e intuitivo. Supõem a existência dos
momentos populacionais, a ideia básica do método é igualar os momentos das
amostras aos momentos da população e procurar a solução da equação em função
das componentes da amostra. Momento = Somatório (custo unitário de transporte x
quantidade x distância) Sendo o melhor centro aquele que tiver a menor soma de
momentos.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Localiza%C3%A7%C3%A3o_de_instala%C3%A7%C3%B5es
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