terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Localização de instalações


      A análise da localização de instalações é aplicada a vários problemas, por exemplo, a localização de aeroportos, escolas, armazéns, centrais de tratamento de resíduos, fábricas, postos de correios, hospitais, livrarias, entre outros. O problema da escolha da localização de instalações de entre variadíssimos locais é um problema de logística de enorme importância.
       
      O problema da localização preocupa-se em estudar uma área específica a partir das unidades de distribuição de produtos ou de prestação de serviços, o objetivo destes problemas é determinar a quantidade e a localização ideal destas unidades de forma a atender da melhor maneira possível um conjunto de usuários cuja localização é conhecida.

      De uma forma geral os estudos de localização tratam de problemas como minimizar custos ou maximizar lucros de uma rede logística, atendendo a procura e satisfazendo os níveis de serviço. As restrições deverão ser então o mínimo de carga a ser transportada para o sistema ser viável e o tempo máximo para a carga chegar ao cliente. Os problemas de localização são bastante complexos, pois têm um extenso número de variáveis de decisão que se influenciam mutuamente.

        Para resolver este problema devem ser empregues técnicas sofisticadas de modelagem e análise, estas técnicas podem ser analíticas incluindo programação linear e técnicas de simulação. As técnicas analíticas incluem métodos que identificam os centros de gravidade da rede logística, que é adequado para decidir a localização de uma única fábrica ou um único centro de distribuição (CD). O centro de gravidade pode ser relativo ao centro do peso, centro da distância ou ao centro combinado do peso-distância ou ainda do centro peso-tempo-distância, sempre tentando encontrar uma localização de menor custo.

      Para a localização de múltiplas instalações devem ser usadas técnicas de programação linear ou de simulação.

      A decisão de localização baseia-se em dois tipos de dados, sendo eles os dados qualitativos e quantitativos.

      Os dados qualitativos são dados sobre o local, que podem ser medidos de forma subjetiva. (ex.: qualidade de vida, clima)

      Os dados quantitativos são dados sobre o local que podem ser medidos e ter um valor numérico. (ex.: preço, salários)

      Os modelos de decisão mais utilizados na avaliação de alternativas de localização são:

Dados qualitativos:
Modelo da ponderação qualitativa

Dados quantitativos:
Modelo do centro de gravidade
Modelo de comparação entre custos
Método dos momentos

Modelo da Ponderação Qualitativa

       O modelo da Ponderação Qualitativa pode ser usado quando não se consegue adequar uma estrutura de custos a cada localidade considerada. O modelo consiste em determinar uma série de fatores importantes para a decisão, onde cada localidade alternativa recebe um julgamento, julgamento esse que é convertido em nota através de uma escala arbitraria. A cada fator é atribuído um peso. A soma ponderada das notas pelos pesos dos fatores dará a pontuação final para cada localidade, a localidade escolhida é a que tiver maior pontuação.

Considerando:

k - Fatores indicados por Fij.
i - Localidade
j - Fator Particular
F23 - Indica o valor do fator 3 para a localidade 2.
Pj - Peso relativo do fator j

A ponderação final para a localidade i (Ni) pode ser expressa como:


Modelo do Centro de Gravidade

      O modelo do centro de gravidade é utilizado quando a empresa já existente quer saber onde deve localizar uma nova instalação dentro da rede. O método avalia o mercado já existente, o volume de bens ou serviços, bem como os custos de transporte envolvidos. Este método calcula a localização mínima entre a nova instalação e os mercados e instalações que já existem. As coordenadas utilizadas para calcular o ponto onde se deve localizar a instalação são GX e GY e são calculadas com as seguintes fórmulas:

Gx = (dix . pi . Ci)/( pi .Ci)
Gy = (diy.pi .Ci)/(pi .Ci)
Onde:

Gx - coordenada horizontal do CG;
Gy - coordenada vertical do CG;
Dix - coordenada horizontal da instalação ou mercado i;
Diy - coordenada vertical da instalação ou mercado i;
Pi - custo de transporte na direção da instalação ou Dom mercado i;
Ci - volume transportado de/para a instalação ou mercado i.
Existem dois tipos de modelos gravitacionais, o M.G simplesmente limitado, e o M.G duplamente simplificado. (Modelos Gravitacionais, [2006])

      Modelo Gravitacional Simplesmente Limitado - É destinado à localização das atividades duma área e é caracterizada por se conhecerem os totais das origens, ou destinos, dos fluxos de interação.

      Modelo Gravitacional Duplamente Limitado - É destinado a fazer a previsão dos fluxos de interação e caracteriza-se pelo conhecimento dos totais das origens e destinos.

Modelo da Comparação entre o custo fixo e o custo variável

      Através deste modelo realiza-se uma análise de custos para cada uma das alternativas previamente selecionadas. Calcula-se o lucro associado a cada alternativa de localização através da previsão da quantidade e do preço de vendas. Obviamente a melhor solução será aquela que tiver maior lucro

Passos a dar para a resolução do modelo:

Calcular os custos fixos, os custos variáveis e preços de vendas;
Calcular para cada localidade, o ponto de equilíbrio;
Sabendo que o ponto de Equilíbrio é a quantidade a produzir que iguala os custos e as receitas;
Escolher a localidade com o menor ponto de equilíbrio com a finalidade de recuperar mais rápido o investimento.

Método dos Momentos

O método dos momentos é um método simples e intuitivo. Supõem a existência dos momentos populacionais, a ideia básica do método é igualar os momentos das amostras aos momentos da população e procurar a solução da equação em função das componentes da amostra. Momento = Somatório (custo unitário de transporte x quantidade x distância) Sendo o melhor centro aquele que tiver a menor soma de momentos.




Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Localiza%C3%A7%C3%A3o_de_instala%C3%A7%C3%B5es

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